e-mail de despedida: não deixe que o seu “Até breve”, se transforme em “Adeus”.
Introdução
Você certamente já recebeu alguns e-mails de despedida onde colegas informam que estão deixando a empresa…. e provavelmente alguns deles te supreenderam negativamente!
E-mail de despedida deve seguir algum tipo de “etiqueta”? Quais limites devem ser respeitados?
Baseado em minha experiência, escrevi esse artigo com o propósito de compartilhar com o leitor, pontos que podem surpreender positivamente a audiência, como também o que deve ser fortemente evitado no momento de despedida.
É recomendado colocar no e-mail de despedida
O e-mail de despedida deve passar uma mensagem de “dever cumprido”, ressaltando a felicidade proporcionada por uma mudança planejada.
Recordar desafios e entregas bem-sucedidas sempre causa empatia. Agradecer genericamente pares e líderes que contribuíram para a sua evolução, transmite uma mensagem de reconhecimento aos esforços dos colegas.
É recomendado que o e-mail seja tão sucinto quanto necessário: textos longos exigem tempo do leitor; muitos poderão deixar de ler a mensagem, simplesmente por não conseguirem fazê-lo durante o expediente.
É aceitável colocar no e-mail de despedida
Se você quiser citar nomes, tenha cautela em não deixar ninguém de fora. Esteja certo de que sempre haverá alguém que se sentirá injustiçado. Se você é do tipo que se preocupa com a opinião alheia, evite citar nomes. Agradecer equipes, departamentos ou projetos pode ser uma forma de direcionar sua gratidão sem personificar a mensagem.
Se você é daquelas pessoas que costuma usar citações ou “frases feitas”, inserir uma mensagem que represente algo sobre a sua jornada pode ser bastante emblemático (e agradável). Tenha cuidado em não utilizar “frases da moda” ou “jargões corporativos” que nada refletem você, sua jornada ou o seu momento.
Jamais coloque no e-mail de despedida
E-mail de despedida não é lugar para “ego inflado”. Se você é bom, e sabe disso, use suas habilidades de escrita para melhorar o seu LinkedIn.
Em todas as empresas existem pessoas desagradáveis. E-mail de despedida não é o lugar apropriado para resolver problemas pessoais. Alfinetadas ou grosserias podem prejudicar a imagem de quem está se despedindo, principalmente no que diz respeito à maturidade profissional. A melhor resposta para as pessoas que não contribuíram com a sua jornada profissional, é não incluí-las no e-mail de despedida.
Importante se atentar
Ao enviar um e-mail de despedida, procure manter os destinatários em cópia oculta. Como muitas pessoas podem responder o seu e-mail utilizando a opção “responder para todos”, se a audiência não estiver em cópia oculta, a possibilidade do e-mail de despedida se tornar incomoda thread, será grande.
Se for enviar o e-mail de despedida a partir do seu e-mail corporativo, lembre-se de colocar o e-mail pessoal em cópia (não oculta). Se isso não for feito, provavelmente você deixará de receber as respostas, uma vez que o acesso ao e-mail corporativo será cortado assim que você deixar a empresa.
Lembre-se de informar na mensagem, seus contatos pessoais e o seu LinkedIn.
Conclusão
Quando você deixa uma empresa, está finalizando um ciclo e iniciando outro, ou seja, é um momento de renovação. Demonstrar gratidão aos colegas e ao aprendizado obtido é a melhor maneira de manter as portas sempre abertas. O mundo corporativo é “muito pequeno”. A possibilidade de reencontrar um colega ou de voltar para a “antiga casa” é real. Um e-mail de despedida mal escrito pode estragar uma história de sucesso. Jamais transforme o seu “Até breve”, em “Adeus”.