Você conhece os tipos de alocação de recursos humanos em projetos?
Introdução
Indispensáveis na execução de todos os projetos, recursos nada mais são do que os meios utilizados por um gerente, para realizar as tarefas mapeadas em um projeto.
Existem, basicamente dois tipos de recursos: materiais e humanos.
- Recursos materias: conjunto de equipamentos, espaço físico, tecnologias, software e finanças que serão utilizados pelos recursos humanos do projeto.
- Recursos humanos: conjunto de pessoas com perfis específicos, alocadas para executarem atividades, utilizando os recursos materiais e intelectuais. Podem realizar atividades técnicas com também administrativas ou de suporte.
Tipos de Alocações de Recursos Humanos
O tipo de alocação dos recursos humanos em um projeto vai depender, basicamente, da forma como o projeto está sendo conduzido, mas sempre se enquadrará em um dos grupos abaixo:
- Sob demanda;
- Time & Material;
- Squad;
- Staff Augmentation;
- Body shop;
Alocações sob demanda
Tipo de alocação comumente utilizada em projetos waterfal (ou cascata), com escopo fechado, onde os recursos são alocados sob demanda, para realizar atividades específicas e desalocados assim que as atividades são concluídas. Alguns recursos estratégicos podem permanecer alocados durante todo o projeto, mas em geral, os recursos são alocados conforme sua especialidade para atuarem em uma determinada fase.
Por exemplo:
- Business Analysts são alocados na fase de levantamento de requisitos;
- Developers são alocados na fase de desenvolvimento e codificação;
- Testers são alocados na fase de testes;
Quando um cliente contrata um projeto waterfal, ele está mais interessado no produto final do que na forma de execução. Devido a isso, em alocações sob demanda, não existem restrições ou exigências do cliente, uma vez que a responsabilidade pela entrega é, exclusivamente, do contratante.
Já projetos ágeis, possuem características distintas dos projetos waterfal. A principal delas é a flexibilidade de escopo. Nesses tipos de projetos, as formas mais comuns de alocação de recursos são Time & Material ou Squad.
Time & Material (T&M)
Tipo de alocação onde o cliente paga pelo esforço com base nas horas trabalhadas. É um modelo bastante flexível, pois permite alocações full time, parciais ou até pontuais de recursos humanos. Nesse tipo de alocação, a gestão do recurso pode ser feita pelo cliente (contratante) ou pelo fornecedor (contratado);
Squads
Tipo de alocação onde o cliente paga pelo trabalho de um time multidisciplinar. Esse tipo de alocação é utilizado quando existe a necessidade de vários skills especialistas sobre um determinado assunto. Em geral, a alocação de uma Squad é full time e os recursos atuam em demandas priorizadas pelo Product Owner do projeto. Nesse tipo de alocação, a gestão é contratada como parte da Squad, ou seja, todos os entregáveis são de responsabilidade do fornecedor (contratado).
Existem também alocação individualizadas, que podem ser utilizadas tanto por clientes como por fornecedores, para compor o time do projeto, sendo quase sempre empregadas em casos que demandam alta especialização ou conhecimentos específicos. Os dois tipos de alocações individualizadas são Body Shop e Staff Augmentation. A diferença entre eles é sutil e não raras são as vezes em que esses dois tipos são, equivocadamente, considerados sinônimos.
Staff Augmentation
Tipo de alocação individualizada, especializada mas não particularizada. Nesse tipo de alocação, qualquer recurso que atenda ao skill requerido pode ser utilizado.
Body Shop
Tipo de alocação individualizada, especializada e particularizada. Alocações body shop não estão associadas exclusivamente ao skill, mas também ao nome do recurso.
As alocações individualizadas podem ser full time ou parciais, porém a gestão sempre será de responsabilidade do contratante.
Conclusão
Os tipos de alocação de recursos, em geral, não dependem do projeto, mas sim de como o projeto foi constituído / contratado e está sendo conduzido. Ter uma visão sobre os tipos de alocação é importante, uma vez que os papeis e as responsabilidades dos gestores variam conforme o tipo de alocação do recurso.